BSI Brasil
...making excellence a habit.
11 2148-9600
Setores e
Serviços
Treinamento
 
Auditoria e
Certificação
Software
Entropy
Normas e
Publicações
Eventos
Gratuitos
Área Exclusiva
para Clientes
Sobre o
BSI
BSI Brasil  >  Auditoria e Certificação >  Sistemas de Gestão e Soluções  >  Normas  > ISO 14001 Meio Ambiente

Peça um orçamento

ISO 14001 Meio Ambiente

ISO 14001 Meio Ambiente

Clique aqui e faça o download da Lâmina ISO 14001

A norma internacional que especifica um processo para controlar e melhorar o desempenho ambiental de uma organização.

Visão Geral Benefícios Treinamento Passos

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de  criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

O que está na ISO 14001:

  • Requisitos gerais
  • Política ambiental
  • Planejamento da implementação e operação
  • Verificação e ação corretiva
  • Análise crítica pela administração

Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua. O BSI pode periodicamente auditar o sistema e, caso conforme, certificar a sua companhia na ISO 14001.

Para quem ela é relevante?

Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.

Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:

  • Sites únicos até grandes companhias multinacionais
  • Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco
  • Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais
  • Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados
  • Montadoras e seus fornecedores

Certificar o sistema de gestão ambiental de sua companhia na ISO 14001 significa que um organismo certificador, assim como o BSI, o avaliou e concluiu que está conforme com os requisitos definidos na norma.

A certificação na ISO 14001 lhe permite:

  • Demonstrar, para reguladores e governo, um comprometimento em obter conformidade legal e regulatória
  • Demonstrar seu comprometimento ambiental para os stakeholders.
  • Demonstrar uma abordagem inovadora e voltada para o futuro para clientes e futuros colaboradores
  • Aumentar seu acesso a novos clientes e parceiros de negócios
  • Gerenciar melhor seus riscos ambientais, agora e no futuro
  • Reduzir potencialmente seus custos de seguros por responsabilidade pública
  • Melhorar a sua reputação

Para certas indústrias, a pressão é agora exercida por muitas organizações grandes, como as montadoras (OEMs – Fabricantes de Equipamento Original) que esperam que seus fornecedores adotem práticas ambientalmente amigáveis, e podem requerer a certificação na ISO 14001 como uma licença para operar.

O BSI tem grande experiência em treinamento, assim como em auditoria e tem uma ampla variedade de cursos abertos ou “in company” para ensinar as habilidades que você precisa antes, durante e depois da certificação na norma.

Nós oferecemos um programa abrangente de cursos cobrindo todos os aspectos da ISO 14001 para:

Participantes que são inexperientes sobre sistemas de gestão ambiental

  • Cursos sobre compreensão e implementação de um novo sistema

Participantes que necessitam auditar e melhorar um sistema existente

  • Cursos de auditoria, avaliação e melhoria em um sistema existente.

Se você já é um cliente BSI e tem outras normas implementadas, nossa equipe técnico-comercial ou seu Client Manager* pode ajudá-lo a avaliar onde você está agora, e guiá-lo através do processo de certificação.

Se você é novo no BSI, não se preocupe, continua sendo um processo fácil.

1. Escolha e compre a norma

Antes que você possa começar a preparar sua solicitação, você necessitará de uma cópia da norma. Você deverá ler e familiarizar-se com ela. Clique aqui e saiba como adquirir as normas.

2. Fazendo contato

Entre em contato e diga-nos o que você precisa, para que possamos selecionar os melhores serviços para você. Nós, então, lhe daremos uma proposta detalhando o custo e o tempo envolvido em uma auditoria formal.
Para solicitar uma proposta on line, clique aqui.

3. Equipe de auditoria e planejamento

 Após a formalização da contratação, nossa equipe de planejamento especializada ou seu Client Manager* será o próximo ponto de contato para a continuidade do processo. A partir deles serão agendadas as fases de pré-auditoria e de auditoria.

4. Considere o treinamento

Se você está buscando implementar um sistema de gestão ou gostaria de aumentar seu conhecimento sobre a norma, existe uma variedade de eventos gratuitos e cursos disponíveis. Leia mais sobre treinamento.

5. Pré-auditoria

 Pré-auditorias podem ser realizadas com o objetivo de avaliar o grau de preparação de sua Organização e de seu sistema de gestão para a certificação. A pré-auditoria é realizada nas instalações da Organização e permite identificar eventuais omissões ou debilidades do sistema em comparação com os requisitos da norma de referência, possibilitando concentrar esforços e investimento para pontos relevantes de correção antes de seguir para a auditoria de certificação.

6. Certificação e sua continuidade

Uma vez que a auditoria de certificação tenha sido planejada e realizada satisfatoriamente, o relatório da auditoria é revisado de forma independente antes que o certificado possa ser emitido. Ao ser emitido, o certificado explicitará claramente o escopo de seu sistema de gestão e outros detalhes sobre sua certificação. Você poderá então começar a divulgar a sua certificação com o BSI.

Em geral, o certificado é válido por três anos e um auditor selecionado pela equipe de planejamento especializada, ou seu Client Manager*, irá visitá-lo regularmente para assegurar que seu sistema de gestão permanece em conformidade com os requisitos da norma de referência e que demonstra melhoria continua.


*Client Managers são auditores especializados nas áreas de negócio da empresa, que acompanham as suas necessidades durante todo o ciclo de auditoria. São direcionados às empresas dependendo de seu grau de complexidade, porte e de acordo com as necessidades apontadas.



Próximos Passos

Solicite uma proposta, descubra mais sobre cursos ou contate-nos para mais detalhes.

 

Imprimir página Imprimir
Normas

Selecione a norma que você gostaria de obter maiores informações.


Treinamentos BSI



 
Acessibilidade | Propriedade Intelectual | Política de Privacidade | Termos e Condições
  © The British Standards Institution 2014