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BSI Brasil  >  Auditoria e Certificação >  Sistemas de Gestão e Soluções  >  Normas  >  ISO 9001 Qualidade

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ISO 9001 Qualidade

ISO 9001 Qualidade

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A estrutura para gerenciar o seu negócio e atender aos requisitos de seus clientes de forma efetiva.

Visão Geral Benefícios Treinamento Passos para Cert.

Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

Série de Normas ISO 9000

A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:

  • ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada.
  • ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação.
  • ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes.

Para quem ela é relevante?

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi  desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

Porque nos escolher?

Como criadores da primeira norma de sistema de gestão da qualidade BS 5750, a predecessora da série ISO 9000, e como membro contínuo dos comitês técnicos da ISO 9000, nosso conhecimento e experiência das normas é insuperável. Nós sabemos como explorar completamente os benefícios de seu sistema de gestão da qualidade para assegurar uma abertura do verdadeiro potencial de sua organização.
  • Vantagem competitiva
    A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão. Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos.
  • Melhora o desempenho e gerencia o risco do negócio
    A ISO 9001 ajuda os seus gerentes a elevar o desempenho de sua organização acima e além de seus concorrentes que não estejam usando sistemas de gestão. A certificação também facilita a medição de desempenho e a melhoria da gestão do risco do negócio.
  • Atrai investimentos, aumenta a reputação das marcas e remove barreiras comerciais
    A certificação na ISO 9001 vai alavancar a reputação da marca de sua organização e pode ser uma útil ferramenta de propaganda. É uma clara mensagem a todas as partes interessadas de que esta é uma companhia comprometida com padrões reconhecidos e com a melhoria contínua.
  • Economiza seu dinheiro
    A evidência demonstra que os benefícios financeiros para as companhias que investiram e certificaram seus sistemas de gestão da qualidade na ISO 9001 incluem eficiências operacionais, aumento nas vendas, retorno aumentado sobre os ativos, e maior rentabilidade.
  • Otimiza as operações e reduz o desperdício
    A auditoria de seu sistema de gestão da qualidade foca nos seus processos operacionais. Isto incentiva as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e o serviço provido, e ajuda a reduzir desperdícios e as reclamações de clientes.
  • Incentiva a comunicação interna e aumenta o moral
    A ISO 9001 assegura que os colaboradores se sintam mais envolvidos por meio da comunicação. As visitas de avaliação contínua podem apontar mais cedo quaisquer fraquezas nas competências e descobrir quaisquer problemas no trabalho de equipe.
  • Aumenta a satisfação dos clientes
    A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) da ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes estejam sendo consideradas e atendidas.

Tanto a partir de cursos de introdução com duração de um dia até treinamentos de implementação ou cursos de auditor líder, a variedade de treinamentos abertos e “in company” do BSI podem ajudá-lo em todos os estágios do processo. A experiência do BSI em como organizações de todos os tipos e tamanhos interagem com a norma é inigualável – o BSI pode conduzir o treinamento que você necessita para entender, implementar, auditar e certificar seu sistema de gestão da qualidade.

Um programa abrangente de cursos, cobrindo todos os aspectos da ISO 9001:2008 é oferecido para:

Participantes inexperientes quanto a sistemas de gestão da qualidade

  • Cursos sobre a compreensão e a implementação de um sistema novo

Participantes que necessitam auditar e melhorar um sistema existente

  • Cursos sobre auditoria, avaliação e melhoria de um sistema existente

Se você já é um cliente BSI e tem outras normas implementadas, nossa equipe técnico-comercial ou seu Client Manager* pode ajudá-lo a avaliar onde você está agora, e guiá-lo através do processo de certificação.

Se você é novo no BSI, não se preocupe, continua sendo um processo fácil.

1. Escolha e compre a norma

Antes que você possa começar a preparar sua solicitação, você necessitará de uma cópia da norma. Você deverá ler e familiarizar-se com ela. Clique aqui e saiba como adquirir as normas.

2. Fazendo contato

Entre em contato e diga-nos o que você precisa, para que possamos selecionar os melhores serviços para você. Nós, então, lhe daremos uma proposta detalhando o custo e o tempo envolvido em uma auditoria formal.
Para solicitar uma proposta on line, clique aqui.

3. Equipe de auditoria e planejamento

 Após a formalização da contratação, nossa equipe de planejamento especializada ou seu Client Manager* será o próximo ponto de contato para a continuidade do processo. A partir deles serão agendadas as fases de pré-auditoria e de auditoria.

4. Considere o treinamento

Se você está buscando implementar um sistema de gestão ou gostaria de aumentar seu conhecimento sobre a norma, existe uma variedade de eventos gratuitos e cursos disponíveis. Leia mais sobre treinamento.

5. Pré-auditoria

 Pré-auditorias podem ser realizadas com o objetivo de avaliar o grau de preparação de sua Organização e de seu sistema de gestão para a certificação. A pré-auditoria é realizada nas instalações da Organização e permite identificar eventuais omissões ou debilidades do sistema em comparação com os requisitos da norma de referência, possibilitando concentrar esforços e investimento para pontos relevantes de correção antes de seguir para a auditoria de certificação.

6. Certificação e sua continuidade

Uma vez que a auditoria de certificação tenha sido planejada e realizada satisfatoriamente, o relatório da auditoria é revisado de forma independente antes que o certificado possa ser emitido. Ao ser emitido, o certificado explicitará claramente o escopo de seu sistema de gestão e outros detalhes sobre sua certificação. Você poderá então começar a divulgar a sua certificação com o BSI.

Em geral, o certificado é válido por três anos e um auditor selecionado pela equipe de planejamento especializada, ou seu Client Manager*, irá visitá-lo regularmente para assegurar que seu sistema de gestão permanece em conformidade com os requisitos da norma de referência e que demonstra melhoria continua.


*Client Managers são auditores especializados nas áreas de negócio da empresa, que acompanham as suas necessidades durante todo o ciclo de auditoria. São direcionados às empresas dependendo de seu grau de complexidade, porte e de acordo com as necessidades apontadas.



Próximos Passos

Solicite uma proposta, descubra mais sobre cursos ou contate-nos para mais detalhes.

 

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