BSI Brasil
...making excellence a habit.
11 2148-9600
Setores e
Serviços
Treinamento
 
Auditoria e
Certificação
Software
Entropy
Normas e
Publicações
Eventos
Gratuitos
Área Exclusiva
para Clientes
Sobre o
BSI
BSI Brasil  >  Auditoria e Certificação >  Sistemas de Gestão e Soluções  >  Normas  >  ISO/TS 16949 Automotiva

Peça um orçamento

ISO/TS 16949 Automotiva

ISO/TS 16949 Automotiva

Clique aqui e faça o download da Lâmina ISO/TS 16949

Promovendo a excelência na cadeia de fornecimento automotivo.

Visão Geral Benefícios Treinamento Passos

A ISO/TS 16949 é uma especificação técnica ISO que alinha as normas dos sistemas de qualidade automotiva existentes - brasileira, americana, alemã, francesa e italiana - dentro da indústria automotiva global. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva.

A indústria automotiva global requer níveis de classe mundial para a qualidade de produto, produtividade e competitividade, bem como para a melhoria contínua. Para atingir esta meta muitos fabricantes de veículos insistem que fornecedores adotem às rígidas especificações técnicas estabelecidas em uma norma de sistema de gestão da qualidade para fornecedores do setor automotivo, conhecida como ISO/TS 16949.

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pela indústria, o International Automotive Task Force (IATF), para incentivar a melhoria tanto na cadeia de fornecedores quanto no processo de certificação. De fato, para a maioria dos principais fabricantes de veículos, a certificação nessa especificação é um requisito mandatório para se fazer negócios.

Essa especificação alinha e substitui as normas existentes do sistema da qualidade automotivo americano, alemão, francês e italiano, incluindo QS-9000, VDA6.1, EAQF e ASQ. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva. Primeiramente publicada em março de 1999 e revisada em 2002, existem agora mais de 25.000 certificados emitidos em 80 países e economias.

Para quem é relevante?

A ISO/TS 16949 é relevante para todos os tipos de companhias fornecedoras do setor automotivo, desde pequenos fabricantes até grandes organizações com múltiplas instalações (multi-site), multinacionais localizadas em qualquer parte do mundo. Entretanto, é aplicável somente para sites onde existe produção ou serviço de peças.

As organizações que desejam entrar no mercado automotivo devem esperar até entrar na lista de um cliente automotivo como um fornecedor potencial, antes que possam prosseguir com a certificação nesta especificação.

Por que nos escolher?

Como líder global de mercado para certificação de sistemas de gestão automotiva na ISO/TS 16949, nós empregamos um grande número de auditores automotivos experientes que conhecem as normas definidas pelo IATF.

Nossos auditores são os mais experientes e especializados na indústria automotiva, permitindo a sua empresa atingir melhorias contínuas.

  • Licença para comercializar
    Para a maioria dos fabricantes de veículos, a certificação é um requisito mandatório que é internacionalmente reconhecido - ajudando sua empresa a fazer negócios mundialmente.
  • Reduz o desperdício e evita defeitos
    A especificação é baseada na ISO 9001 e incentiva uma abordagem de processo. Compreender a interação dos processos através do uso da norma pode permitir melhoria do produto e qualidade de processo, e basicamente evita variações na cadeia de fornecimento.
  • Flexível e fácil de adotar
    A ISO/TS 16949 é baseada na ISO 9001, tornando a abordagem de processo fácil de adotar e integrar com outros sistemas chave de gestão, incluindo a ISO 14001 - Meio Ambiente e a OHSAS 18001 - Saúde Ocupacional e Segurança. Também complementa muitas ferramentas existentes de melhoria do negócio, tais como: FMEA, PPAP e Six Sigma.
  • A reputação da marca
    A certificação pode fornecer mais confiança e consistência para todas as partes interessadas em fornecimento global, possibilitando maiores oportunidades de negócios e atraindo mais perspectivas de investimento.
  • Economiza seu dinheiro ao evitar duplicação
    Para fornecedores de uma série de diferentes fabricantes de veículos, a certificação para ISO/TS 16949 evita a necessidade de múltiplos certificados na VDA6.1, EAQF, QS-9000 e AVSF, eliminando assim a duplicação na preparação e documentação, assim como em auditorias de segunda e terceira partes.

Nós somos experts em treinamento, assim como em auditoria e temos uma ampla variedade de cursos abertos ou “in company” para ensinar as habilidades que você precisa antes, durante e depois da certificação na norma.

Nossos cursos incluem:

Se você já é um cliente BSI e tem outras normas implementadas, nossa equipe técnico-comercial ou seu Client Manager* pode ajudá-lo a avaliar onde você está agora, e guiá-lo através do processo de certificação.

Se você é novo no BSI, não se preocupe, continua sendo um processo fácil.

1. Escolha e compre a norma

Antes que você possa começar a preparar sua solicitação, você necessitará de uma cópia da norma. Você deverá ler e familiarizar-se com ela. Clique aqui e saiba como adquirir as normas.

2. Fazendo contato

Entre em contato e diga-nos o que você precisa, para que possamos selecionar os melhores serviços para você. Nós, então, lhe daremos uma proposta detalhando o custo e o tempo envolvido em uma auditoria formal.
Para solicitar uma proposta on line, clique aqui.

3. Equipe de auditoria e planejamento

 Após a formalização da contratação, nossa equipe de planejamento especializada ou seu Client Manager* será o próximo ponto de contato para a continuidade do processo. A partir deles serão agendadas as fases de pré-auditoria e de auditoria.

4. Considere o treinamento

Se você está buscando implementar um sistema de gestão ou gostaria de aumentar seu conhecimento sobre a norma, existe uma variedade de eventos gratuitos e cursos disponíveis. Leia mais sobre treinamento.

5. Pré-auditoria

 Pré-auditorias podem ser realizadas com o objetivo de avaliar o grau de preparação de sua Organização e de seu sistema de gestão para a certificação. A pré-auditoria é realizada nas instalações da Organização e permite identificar eventuais omissões ou debilidades do sistema em comparação com os requisitos da norma de referência, possibilitando concentrar esforços e investimento para pontos relevantes de correção antes de seguir para a auditoria de certificação.

6. Certificação e sua continuidade

Uma vez que a auditoria de certificação tenha sido planejada e realizada satisfatoriamente, o relatório da auditoria é revisado de forma independente antes que o certificado possa ser emitido. Ao ser emitido, o certificado explicitará claramente o escopo de seu sistema de gestão e outros detalhes sobre sua certificação. Você poderá então começar a divulgar a sua certificação com o BSI.

Em geral, o certificado é válido por três anos e um auditor selecionado pela equipe de planejamento especializada, ou seu Client Manager*, irá visitá-lo regularmente para assegurar que seu sistema de gestão permanece em conformidade com os requisitos da norma de referência e que demonstra melhoria continua.


*Client Managers são auditores especializados nas áreas de negócio da empresa, que acompanham as suas necessidades durante todo o ciclo de auditoria. São direcionados às empresas dependendo de seu grau de complexidade, porte e de acordo com as necessidades apontadas.



Próximos Passos

Solicite uma proposta, descubra mais sobre cursos ou contate-nos para mais detalhes.

 

Imprimir página Imprimir
Normas

Selecione a norma que você gostaria de obter maiores informações.


Treinamentos BSI



 
Acessibilidade | Propriedade Intelectual | Política de Privacidade | Termos e Condições
  © The British Standards Institution 2014